Você já passou por algum período de sua vida em que se sentiu profundamente atolado de estudos? Nestas situações, muitas vezes achamos que o melhor que podemos fazer é “virar a noite estudando”. Haja café!!!
Mas é importante perceber que, para um estudo realmente eficiente, as pausas são importantes. Primeiro porque o nosso próprio corpo tem um limite, que precisa ser respeitado. Mesmo o nosso cérebro tem um limite. Depois de muito esforço, ele precisa descansar para guardar tudo o que absorveu. Não respeitar esses sinais do corpo é a receita certa para dar tudo errado.
Mas em segundo lugar, e talvez até mais importante, é o fato que as pausas nos ajudam a compreender melhor a nossa própria trajetória. De que adianta estudar muito e não sermos capazes de encontrar mais sentido na nossa correria? De que adianta perdermos a nossa identidade, a nossa essência, os nossos sonhos?
Uma pausa pode nos ajudar a olhar para dentro de nós. Para revermos aquilo que decidimos, tomarmos um fôlego, um sentido, e transbordarmos com vida a nossa vida. Ela é profundamente necessária para o estudo.
Por isso, aproveite a pausa de hoje, se você tiver essa oportunidade. Faça algo diferente: pratique um esporte, divirta-se, vivencie sua fé ou simplesmente relaxe. Você verá o bem que as pausas fazem em sua vida.