Reforço e apoio escolar: qual é a diferença?

Imagem de moça segurando um cartaz com a pergunta "qual é a diferença entre reforço e apoio escolar?"

Os conceitos de reforço e apoio escolar são muito parecidos e podem confundir muitos pais e mães que não sabem ao certo qual é o melhor para seus filhos. Afinal, é muito comum muitas crianças e adolescentes precisarem de um apoio escolar extra e fora da instituição de ensino e isso pode acontecer por diversos motivos. 

Há alguns detalhes que diferenciam os dois tipos de curso e é o que viemos te mostrar hoje: 

O que é o reforço escolar?

O reforço escolar está relacionado com o ato de ensinar algum conteúdo ao aluno com dificuldades. É um conceito que pode ter diversos significados mas, no geral, é o complemento de algumas matérias oferecidas pela escola ou com professores particulares fora da instituição de ensino. 

Funciona como aulas com o objetivo de ajudar o aluno a aprender alguma matéria, principalmente para melhorar as notas ou se sair bem em alguma prova. 

É muito comum que os pais busquem o reforço escolar quando a criança já apresenta algum desafio de aprendizado e precisa ter um resultado rápido na pontuação média.

O que é o apoio escolar? 

O apoio escolar tem consigo a proposta de um acompanhamento mais duradouro do aluno, procurando realizar análises psicopedagógicas que apontem com mais clareza as principais dificuldades de aprendizado enfrentadas pela criança ou adolescente. 

A partir dessa avaliação, é possível montar uma rotina de estudos certeira e que ajude a abranger todo o conteúdo que precisa ser estudado. 

Quando falamos sobre apoio escolar é necessário ter em mente que as aulas são personalizadas e os temas ensinados se adaptam, totalmente, às necessidades do aluno. 

No apoio escolar, o objetivo é que o aluno revise o conteúdo quantas vezes for necessário até que ele aprenda. Com isso, cabe ao professor auxiliá-lo com propostas didáticas e interativas. 

Além disso, existe um planejamento proposto na evolução ao longo prazo. 

Qual escolher? 

Antes de mais nada é preciso entender as necessidades do seu filho. Se o objetivo for aprender um conteúdo específico para uma prova, vale mais a pena investir em um reforço escolar com professores particulares.

Mas, se a prioridade for ajudar o seu filho a evoluir no aprendizado ao longo tempo, o ideal é investir em um apoio escolar, assim, ele terá um acompanhamento personalizado com professores e instrutores pedagógicos.

Depois de decidir qual se encaixa mais para o objetivo e rotina do seu filho, você pode entrar em contato com a Casa Sabiá.

Aqui nós oferecemos tanto o reforço escolar, quanto o apoio escolar e estamos dispostos a ajudar você e seu filho da melhor maneira possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *