O aluno protagonista é um conceito que vai além do simples aprendizado passivo em sala de aula. Trata-se de um modelo educacional que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a sua participação ativa e engajamento em todo o processo.
Isso significa que o aluno deixa de ser apenas um receptor de informações e se torna o principal agente de sua própria educação. Ele é estimulado a buscar conhecimento, a fazer perguntas, a discutir ideias e a desenvolver suas habilidades a partir de suas próprias experiências e interesses.
Para que o aluno protagonista seja efetivo, é fundamental que os educadores utilizem metodologias ativas, que permitam a participação dos estudantes em todas as etapas do processo de aprendizagem. Essas metodologias incluem atividades em grupo, debates, projetos, pesquisa, entre outras.
As metodologias ativas representam um grande sucesso no processo de aprendizagem. Como explica o professor norte-americano Edgar Dale, o percentual de retenção do aprendizado aumenta mais de 70% quando o aluno vivencia experiências práticas. É o que se chama de “cone de aprendizagem”. A retenção é ainda maior quando comanda alguma experiência real, esse percentual de aprendizagem chega a 90%.
Além de contribuir para um aprendizado mais significativo e duradouro, o modelo de aluno protagonista também desenvolve habilidades socioemocionais importantes, como a liderança, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a capacidade de comunicação. Dessa forma, a educação se torna mais relevante e conectada com as necessidades da sociedade atual.
Quais são os principais benefícios de estabelecer o aluno como protagonista na aprendizagem?
. Desenvolver a autonomia do estudante;
. Dinamizar as aulas;
. Estimular a criatividade;
. Incentivar o pensamento complexo;
. Melhorar a cooperação na sala de aula;
. Demonstrar ao estudante que ele também é fonte de conteúdo.
Em resumo: o aluno protagonista é um modelo educacional que estimula a participação ativa dos estudantes em todo o processo de aprendizagem, incentivando a busca pelo conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e competências, e o engajamento na construção de uma educação mais significativa e relevante para a sociedade.