Em primeiro lugar, já podemos deixar claro que as brincadeiras estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento infantil. Isso porque elas envolvem o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, além de auxiliar na aprendizagem, na concentração, coordenação motora, no raciocínio e nas interações sociais.
Elas fazem parte do cotidiano das crianças e podem ser realizadas em casa ou na escola. Portanto, professores e pais podem desenvolver atividades que envolvam brincadeiras e jogos com as crianças.
As brincadeiras devem ser agradáveis, divertidas, espontâneas, engajadoras, imaginativas e sem metas definidas.
Veja alguns exemplos de brincadeiras que conseguem potencializar o desenvolvimento infantil:
1) Massinha: auxilia na aprendizagem e também na preparação para a escrita, pois estimula a criatividade e habilidades motoras finas, além de fortalecer os músculos dos dedos e mãos.
2) Pintura e desenho: as tintas e desenhos conseguem desenvolver a percepção sensorial, que ajuda com a habilidade e auto expressão, além de preparar para escrita.
3) Quebra-cabeças e blocos: essas brincadeiras ajudam no desenvolvimento do pensamento espacial, coordenação, raciocínio lógico, reconhecimento de formas, cores e tamanhos.
Existem muitas brincadeiras para o desenvolvimento infantil que devem ser incluídas dentro e fora da escola. Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudar você com o desenvolvimento do seu filho!